Férias: tempo para o descanso e a descontração com os familiares.
Esse período também pode ser propício para observar nosso entorno e avaliar situações que por conta da correria do dia a dia não prestamos atenção.
Para os pais, as férias representam dias de muita alegria e vivência com os filhos. Aconselharia que nesse período de descanso fizessem uma observação medida e detalhada sobre o comportamento das crianças. Estar com os filhos 24 horas por dia requer uma grande paciência, afinal, os pequenos querem atenção e atividade o tempo todo.
Observar a criança em período integral pode ser um exercício complexo para alguns pais, pois nosso hábito como genitores é justificar seus atos. Nas férias, portanto, é comum ignorarmos algumas situações que se tornarão estruturantes para a vida dos filhos e certamente farão um movimento negativo na estrutura comportamental de sua vida.
Esses momentos em família são essenciais para o desenvolvimento dos pequenos. Nós pais devemos aproveitar para conhecer as novas facetas do filho, aprendendo a se divertir com ele e evitando que fique demasiadamente em frente a televisores, smartphones e tablets.
Apesar da rotina diária, é fundamental separar um tempo para ficar com as crianças. Seja na hora de fazer a tarefa da escola, brincar ou mesmo contar uma história antes de dormir. Se o seu filho não tiver atenção e amor quando está se comportando bem, ele provavelmente agirá de maneira inadequada e indesejada, a fim de obter sua atenção.
Para concluir, diria que os pais devem aproveitar esse período de férias para conhecer e participar mais da vida do filho, sem tanta cobrança e com mais divertimento e interação.