Como lidar com o futuro dos filhos
| Foto:

Educar um filho para lidar com as questões do mundo atual não é uma tarefa fácil. Agora imagine educá-lo para que compreenda o mundo daqui a 20 anos, quando será adulto? Essa pergunta se tornou uma incógnita absoluta para muitos pais.

Procuro repensar diariamente dentro da escola o que ensinar, o que avaliar, o que melhorar e o que descartar para levar nosso estudante a um preparo mais evoluído desse futuro tão incerto e preocupante. No entanto, quando nos referimos à educação, permeamos a família e sua filosofia, bem como a proposta de vida para o filho. Como a família em geral tem pensando sobre o futuro dessa criança com relação a valores, disciplinas e regras?

Antigamente, era responsabilidade da instituição escolar preparar o estudante para um concurso público, por exemplo. Há muitos anos, a escola educava as crianças dentro do que a sociedade acreditava ser correto, pois todos andavam e trilhavam a mesma cartilha. As linguagens eram parecidas e as regras advindas da família, escola, sociedade e igreja se conectavam. Atualmente, quando pensamos em preparar nossos filhos para o futuro temos que pensar para que profissão estamos educando-os e qual será a sua função na sociedade. Em paralelo a esses questionamentos, não podemos esquecer que o mundo está em constante evolução e o que vale hoje pode não valer daqui a cinco anos, por exemplo.

As dúvidas que pairam na cabeça dos pais quando o contexto é mercado de trabalho são imensas. Contudo, se pensarmos no ser humano a ser formado, a resposta é uma só: queremos formar seres humanos éticos, solitários, proativos, empáticos e do bem.

 

Deixe sua opinião