A escola é um espaço de socialização que possibilita às crianças e aos adolescentes o encontro com um ambiente diferente do familiar com o qual estão acostumados. A escola também se caracteriza como um espaço de conflitos. Aprender a lidar com eles, no entanto, é um dos grandes desafios atuais tanto para os gestores quanto para os estudantes. O ideal nesse momento é sentar com as crianças, conversar e tentar solucionar o problema para que ele não tome proporções maiores.
No ambiente escolar, os conflitos podem variar entre perda de material, lugar na fila do passeio e ordem para comprar lanche na cantina, por exemplo. O que devemos lembrar é que a escola é o primeiro espaço social que a criança viverá. Contudo, o papel do educador é determinante nesses casos. Essas atitudes por parte do professor consistem em um trabalho de tutoria e cuidado, para que os conflitos sejam resolvidos com qualidade.
A escola não terá problema de indisciplina se os adultos do ambiente tiverem paciência e diálogo para resolver os problemas, independentemente de quais forem os assuntos envolvidos. Para a família fica a responsabilidade de ouvir a criança em seus anseios e trazer os mesmos para a escola para que juntas, em parceria, possam resolver o problema.
Quando escola e família caminham juntas certamente os conflitos se tornarão parte de um processo de crescimento e aceitação do outro. Dessa forma as crianças desenvolvem empatia e enxergam que elas fazem parte de um grande mundo, onde cada um é responsável pelo que cativa.