| Foto:

Grande parte dos adultos tem dificuldade para dizer “não” às crianças. Mesmo sem perceber, essa atitude pode contribuir para que no futuro elas se tornem jovens e adultos intolerantes.

CARREGANDO :)

Como psicopedagoga e mãe, acredito que não podemos deixar essa ideia se propagar, pois dessa maneira estaremos formando uma geração de seres humanos sem empatia, que não conseguem se colocar no lugar do outro.

Todas as crianças precisam aprender que muitas vezes terão que enfrentar fila, que não é sempre que serão atendidas com preferência e que não adianta chorar para gerar comoção de todos.

Publicidade

Quanto antes nós adultos cortarmos esses comportamentos melhor, pois o mundo não é como a gente deseja e as coisas não acontecem conforme a nossa vontade. Toda criança nasce como uma folha em branco, cabe aos pais, responsáveis e à escola disciplinar esse pequeno ser humano para que se torne um adulto resiliente, capaz de sobreviver no mundo real.

Se paramos para observar as atitudes das crianças em outros países, podemos aprender uma importante lição. Em vários lugares, elas carregam sua mala e cuidam das próprias coisas. Na instituição escolar, o professor coordena as atividades e a criança sabe que as regras de convivência são claras, sem exceções. Os pais chamam a atenção dos filhos perante a sociedade e não há vergonha nenhuma nisso, pois todos seguem um padrão de educação. Não estou querendo comparar culturas e nem criar polêmica em torno disso. Apenas acredito que algumas atitudes podem ser observadas e aprendidas para que possamos evoluir como pessoas.

Convém aos adultos da relação tentar delinear onde chegaremos ao continuar propagando essa teoria de que as crianças precisam ser resguardadas das dificuldades e controvérsias, bem como dos sofrimentos e nãos. Essa atitude não irá contribuir para o seu futuro.

Criança quando vê um exemplo, recebe o estímulo e logo o reproduz. O cérebro delas é como uma esponja capaz de absorver o que é de interesse. Se forem preparadas para uma vida fácil, com certeza não terão capacidade para ser um adulto que consegue sobreviver nas mais diferentes situações a que será exposto.