A Turma da Mônica se aliou às Forças Armadas para o lançamento de seu mais novo almanaque. Intitulado “A Turma da Mônica e a Indústria de Defesa Brasileira”, a capa do gibi mostra Cebolinha, Mônica, Magali e Cascão segurando o que parecem ser miniaturas de um tanque de guerra, um navio militar, um submarino e um helicóptero.
Segundo o Ministério da Defesa, a iniciativa visa apresentar de maneira lúdica e divertida o papel da Indústria de Defesa Brasileira e das Forças Armadas para o público infanto-juvenil. Na cerimônia de lançamento, ocorrida em Brasília, o ministro interino da Defesa, Joaquim Silva e Luna, disse que esta é mais uma oportunidade para que os valores cultuados nas Forças Armadas sejam transmitidos às gerações futuras. “Aproveito para cumprimentar com alegria o senhor Maurício de Sousa e equipe pela inspiração e criatividade de sempre. O produto final supera e muito as nossas expectativas”, pontuou.
O cartunista Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica, esteve no lançamento e disse que as histórias dos quadrinhos de seus personagens são lógicas, éticas e trazem mensagens consistentes. “Estamos conseguindo fazer este trabalho nos últimos 50 anos. Nossos personagens, nossa filosofia de trabalho e nossa técnica de comunicação faz com que consigamos atingir níveis estrondosos de crianças e adolescentes no Brasil e no exterior. Desta vez, com auxílio de personagens fortes e que todo mundo conhece, falamos de Defesa, assunto que normalmente não é abordado neste tipo de linguagem, mas que funciona muito bem”, afirmou.
História
As aventuras do enredo de “A Turma da Mônica e a Indústria de Defesa Brasileira” se passam no mar, na terra e no ar. Misturando humor e informações sobre as principais tecnologias das Forças Armadas, personagens descobrem variados meios de combate da Marinha, do Exército e da Aeronáutica para garantir a soberania nacional. A publicação expõe as complexas capacidades produtivas e tecnológicas da Base Industrial de Defesa do Brasil.
A Turma da Mônica tem gibis e outros produtos licenciados em 40 países e com 14 idiomas, sendo que a marca foi expandida para outras mídias ao longo dos anos, em produtos como livros, brinquedos e jogos eletrônicos
Opinião
O blog Dinossauros e Princesas têm ciência de que a apresentação de personagens infantis aliados a equipamentos militares está longe de obter consenso na sociedade, porém, apoia totalmente a iniciativa, alegra-se com ela e fará de tudo para obter exemplares desse almanaque para distribuí-los aos filhos, sobrinhos e filhos de amigos.
Considero que a rejeição pertinaz a qualquer simbolismo militar ou bélico, simplesmente por sua própria natureza, é desprovida de racionalidade, frequentemente intoxicada pelas ideologias mais perversas e provoca a repressão da bravura, do senso de honra e da disposição para o sacrifício, tão natural, principalmente, nos meninos.
Parabéns, Maurício de Sousa, por não dar a mínima a quem não entende nada de crianças, nem de formação do caráter.