Foto: divulgação/Marcha pela Vida-RJ| Foto:

Noticiar que a Igreja Católica é contra o aborto é como dar destaque ao fato de que a água é molhada, por isso este blog opta por não anunciar cada frase de bispo ou padre que aparece na internet falando do assunto. No entanto, quando uma liderança eclesiástica vai além da segurança das declarações verbais,  fazendo uso de sua influência pessoal, colocando o próprio patrimônio que governa em prol da defesa da vida e investindo visivelmente suas energias físicas para manifestar-se ao lado do povo que pastoreia, aí sim essa autoridade é digna dos mais honrosos elogios.

CARREGANDO :)

Dom Orani Tempesta, o cardeal arcebispo do Rio de Janeiro tem mostrado verdadeiro heroísmo na luta contra a ADPF 442, a ação protocolada pelo PSOL junto ao STF que pode legalizar o aborto no Brasil, atropelando uma atribuição legítima do Congresso Nacional. Desde que essa ação chegou ao tribunal, ele não poupou esforços para evitar que o mal do aborto caia sobre o país.

Conselho Federal de Medicina se opõe à legalização do aborto via STF

Publicidade

Em maio de 2017, por exemplo, ele foi à Brasília acompanhado de líderes espíritas para uma reunião com a presidente do STF, a ministra Cármem Lúcia, na qual expuseram suas preocupações com a ação e pediram para que a mesma não fosse pautada. A conversa notoriamente surtiu efeito, já que durante todo seu tempo à frente do tribunal – que encerra-se agora, em setembro de 2018 – a juíza não colocou a ação em pauta.

Foi também durante seu governo que a Marcha Pela Vida do Rio de Janeiro, que já teve seis edições, tornou-se uma das maiores e mais importantes do país. Este ano ela ocorreu em maio, mas diante da audiência pública no STF, na qual expositores contra e a favor do aborto falarão, e que ocorre nos dias 3 e 6 de agosto, um novo ato pró-vida foi convocado pela arquidiocese. Às 15h, aos pés do Cristo Redentor, o próprio dom Orani, acompanhado de seus bispos auxiliares e todo o clero carioca, conduzirão a cerimônia chamada de Hora Santa pela Vida, que deve pedir mais uma vez para que o STF não legalize o aborto.

STF divulga a lista de expositores da audiência pública sobre legalização do aborto

Nesse mesmo horário, todos os sinos das igrejas do Rio de Janeiro soarão e, às 18h, o próprio monumento do Cristo Redentor deve ser iluminado com a palavra VIDA. “Esperamos que o nosso clamor chegue até Brasília, onde, no dia seguinte, começarão a ouvir as pessoas nessa discussão, que já foi decidida pelo Congresso Nacional, e que, maldosamente, querem fazer entrar por outra porta em nosso país”, disse o cardeal, em mensagem aos fiéis.

Dom Orani também publicou um consistente artigo sobre o assunto, intitulado “Na iminência do aborto, um importante alerta“, replicado por dezenas de sites, e foi o principal responsável pelo documento emitido pelos bispos integrantes do Regional Leste 1 da CNBB sobre a ADPF 442.

Publicidade

 

Ninguém sabe qual será o resultado desse julgamento, mas é certo que os católicos do Rio de Janeiro podem estufar o peito e se orgulhar de ter um bispo que lutou como um exemplo, como um pastor, como um herói. Dom Orani é o que todo bispo brasileiro deveria ser.

*****

Curta a página do Blog da Vida no Facebook

Publicidade