Semanas após a audiência pública sobre aborto no STF, na qual a CNBB defendeu o direito à vida desde a concepção com muita competência, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná opta por sujar o título que carrega com uma palestra sobre aborto com uma … defensora do aborto. E faz isso para recepcionar estudantes recém-chegados, na Semana do Calouro – talvez para dar-lhes um choque de realidade inicial, mostrando que as coisas não são tão católicas assim lá dentro.
Se algum leitor cogita que eu esteja exagerando, e que a posição da professora Silvia Turra Grechinski é “equilibrada”, recomendo a leitura de sua dissertação de mestrado. Como spoiler eu conto que tem epígrafe de ninguém menos que Débora Diniz, a líder acadêmica da campanha pela legalização do aborto no Brasil.
Alguém na PUCPR tem culpa por um evento desses na instituição, mas é bem sabido, contudo, que o reitor da universidade, o professor Waldemiro Gremski sempre se posicionou com firmeza contra o horror do aborto, concedendo inclusive a este jornalista várias entrevistas nas quais tratou de temas da bioética com maestria.
Ele estava sabendo desse evento? Se não, este blog acabou de avisar.
Corram para preparar alguma justificativa empolada e caprichem na pose de inocência.
Atualização
Por volta das 18h desta terça-feira, o reitor da PUCPR, professor Waldemiro Gremski, conversou com este jornalista, reafirmou sua firme convicção em defesa da vida desde a concepção e garantiu que todos os cuidados foram tomados para que esta palestra não fosse “pró-aborto” como o título desse texto supõe – apesar do perfil evidente da palestrante. Ele próprio afirmou ter conversado com a professora fazendo essa solicitação.
Há relatos de que o volume das reclamações teria feito com que o própria arcebispo de Curitiba, dom José Antônio Peruzzo, também se envolvesse na questão.
Confira a nota da PUCPR enviada à imprensa:
*****
A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) vem a público esclarecer que o evento intitulado “Semana da Calourada”, que acontece entre os dias 13 e 17 de agosto e é realizado pelo Centro Acadêmico da Escola de Direito, tem como objetivo promover o debate e abordagem jurídica sobre temas atuais da sociedade e da formação acadêmica.
A PUCPR, como instituição católica, pontifícia e marista, reafirma, perante seus estudantes, professores, colaboradores, gestores e também frente à sociedade, sua posição intransigente contra quaisquer ações que visem apoiar ou legitimar a prática do aborto. A inscrição no seu brasão, que resume a missão institucional, exalta a posição: Scientia, Vita et Fides – Ciência, VIDA e Fé. Nesse contexto, a PUCPR ratifica que, orientada por seus princípios éticos, humanos, cristãos e maristas, zela e valoriza a vida.
A Reitoria
Curitiba, 14 de agosto de 2018
***
Atualização às 19h23.
Curta a fanpage do Blog da Vida no Facebook
Siga o blogueiro: