O Peru está o meio de um intenso debate sobre a descriminalização do aborto, por isso é bastante significativa a pequisa recentemente divulgada pelo instituto Vox Populi (entidade peruana que nada tem a ver com o brasileiro Vox Populi) que revelou a enorme rejeição popular à medida: 89% dos peruanos são contrários ao aborto.
O mesmo levantamento perguntou se os peruanos votariam num candidato que defende a legalização do aborto e o resultado foi quase idêntico; 88% dos entrevistados disse que não daria seu voto para alguém que defende a prática. Notícia ruim para o presidente Ollanta Humala, que têm dado declarações públicas a favor do aborto legal.
A aprovação do povo à Marcha pela Pela Vida de Lima, a maior da América Latina, também entrou no questionamento. O evento que reuniu pouco mais de 500 mil pessoas em sua última edição alcançou 90% de aprovação entre os peruanos.
Os números foram revelados em junho desse ano e foram ouvidas 1200 pessoas. Temas como o casamento gay e os valores cristãos também foram pesquisados. Baixe a íntegra da pesquisa para ver os resultados.
***
Curta a página do Blog da Vida no Facebook.