O site Actuall publicou recentemente uma grave denúncia envolvendo um influente político do México. Um áudio interceptado mostra o senador Jorge Luis Preciado, candidato a governador do estado de Colima, exigindo que sua parceira, Isis Amaya Batlazar, vinte anos mais nova que ele, faça um aborto.
Na conversa por telefone, que circula pelas redes sociais desde 7 de janeiro, Preciado explica à namorada que enviou dinheiro através de seu motorista para que seja feito o aborto, pois ela diz que ainda não menstruou.
O senador, do Partido Acción Nacional, explica a ela o que será feito e pede que os médicos lhe expliquem bem o que vão fazer, pois Preciado não quer que o aborto seja realizado com misoprostol, e sim cirurgicamente. “Você tem que exigir que eles expliquem bem (…) o que vão fazer. Não podem lhe dar uns (…) comprimidos. Vou pedir a outra pessoa que leve você”, registra o áudio.
A jovem então pergunta entre lágrimas por que Preciado não a acompanha e acrescenta que ela “não é assim”. O candidato lhe diz ainda que o fato de ter ficado grávida era “uma idiotice e as idiotices devem ser pagas com seriedade”. Ele completa, em tom de ameaça: “Eu perdoo muitas coisas, mas não a idiotice.”
Um estudo feito pelo laboratório especialista em gravações multimídia Forensic Media Services assegurou que a voz na conversa é do senador.
A análise da gravação foi realizada através da técnica forense de voz. O áudio foi comparado com a intervenção de Preciado no Senado em fevereiro do ano passado.
A plataforma CitizenGo lançou uma iniciativa que recolheu mais de 2 mil assinaturas pedindo ao comitê do partido, “mesmo que faltem poucos dias para as eleições, que casse a candidatura de Preciado, pois seria absolutamente indigno e perdedor mantê-lo como candidato”. A eleição em Colima será dia 17 de janeiro.
***
Curta a página do Blog da Vida no Facebook.