Papa Francisco e a presidente Dilma no Palácio da Guanabara, Rio de Janeiro. Será que Dilma deu atenção à última mensagem do pontífice ?
Papa Francisco e a presidente Dilma no Palácio da Guanabara, Rio de Janeiro. Será que Dilma deu atenção à última mensagem do pontífice ? | Foto:
Papa Francisco e a presidente no Palácio Guanabara, Rio de Janeiro. Será que Dilma deu atenção à última mensagem do pontífice ? (Foto: Agência Brasil)

Em mensagem dirigida especialmente aos brasileiros, por conta da Semana Nacional da Família, o Papa Francisco enfatizou a responsabilidade dos pais em instruir os filhos a valorizar a vida humana desde seu início:

“Frente à cultura do desperdício, que relativiza o valor da vida humana, os pais estão convocados a transmitir a seus filhos a consciência que ela deve ser sempre defendida, desde o ventre da mãe, reconhecendo-a como um dom de Deus e garantia do futuro da humanidade”, disse o pontífice.

A fala de Francisco não é surpreendente, mas vale a pena contextualizar.  A mensagem vem algumas semanas após a presidente Dilma ter sancionado uma lei que praticamente estimula o aborto não punível em caso de estupro – usando o termo “profilaxia da gravidez”.  A sanção ocorreu poucos dias após a visita do Papa ao país, em julho.

***

Artigo

Na Gazeta do Povo desta segunda-feira, o médico e professor de bioética da Universidade Positivo Cícero Urban recorre à filosofia para mostrar como a prática do aborto é uma contradição na medicina, e sequer deveria ser considerado um ato médico. Confiram um trecho:

“E o médico, como fica? A ética médica deverá ser mudada e adaptada aos novos tempos? Não, porque o aborto não é ato médico. Basta exercitarmos a “anamnese” de Platão para recordarmos que nosso compromisso moral e histórico, dentro da tradição hipocrática, é com a vida. Sempre foi assim. Se a sociedade brasileira, através dos seus representantes, decidir legalizar o aborto, ela deveria buscar alternativas outras, com outros profissionais treinados ou criados para isso, mas não colocar nos ombros do médico essa missão de interromper a vida”.

Leiam a íntegra.

****

Curta a página do Blog da Vida no Facebook.

 

Deixe sua opinião