| Foto:
CARREGANDO :)

A 40ª edição da March for Life, que aconteceu nesta sexta-feira em Washington DC, foi especialmente chamativa. O suficiente para fazer com que alguns dos principais jornais do país enfim dessem mais atenção ao megaevento, já que em anos anteriores a cobertura da imprensa norte-americana sobre a marcha vinha sendo injustificavelmente omissa.

Até a postagem desse texto, nenhum site chegou a dar estimativas seguras do número de presentes, fala-se apenas em centenas de milhares. No ano passado, a multidão foi de aproximadamente 400 mil, mas os organizadores aguardavam um recorde de público nesse ano, já que as vagas em hotéis de Washington se esgotaram muito antes do previsto.

Publicidade

Ao classificar a marcha como “ardente protesto contra o aborto” o USA Today enfatizou a participação de jovens na marcha. Grande parte deles se organizou via redes sociais e conseguiu incluir a hashtag #marchforlife entre os termos mais citados no Twitter nesta sexta-feira (25). O Washington Post preparou em seu site uma coletânea de fotos tiradas por participantes da marcha e postadas nas redes sociais.

O aniversário de 40 anos do controverso caso Roe versus Wade acrescentou ao evento elementos simbólicos que o tornaram importante no mundo todo. Como este blog já mostrou em outros posts, embora o movimento pró-vida seja crescente em vários países, em nenhum outro lugar se vê tanto entusiasmo quanto nos Estados Unidos. O que ocorre lá tem encorajado organizações e indivíduos de todos os continentes, e as referências mundiais na defesa da vida humana desde a concepção estão atentas ao fenômeno.

O papa Bento XVI foi um dos que fez questão de marcar presença, nem que fosse de forma virtual. No Twitter, o líder católico disse: “De longe, uno-me a todos aqueles que marcham pela vida, e rezam para que os líderes políticos protejam o nascituro e promovam uma cultura da vida” (tradução livre).

A CNN registrou a participação dos senadores Rick Santorum e Ron Paul, que disputaram a indicação de candidatura à presidência dos EUA pelo partido republicano em 2012. Eles lideraram um grupo de congressistas críticos à postura do presidente Barack Obama que defende abertamente a legalidade do aborto no país.

Apesar da posição do presidente, representantes do Partido Democrata também compareceram à marcha. Eles fazem parte do Democrats for Life of America, grupo formado por filiados e políticos do partido que se declaram pró-vida.

Publicidade

Para quem quer conferir mais imagens da March for Life, o Life Site News colocou dezenas de fotos no Flickr.

***

Atualização: Na manhã deste sábado (26), a organização pró-vida Derecho a Vivir divulgou o número de aproximadamente 650 mil participantes na March for Life 2013.