O Conselho Regional de Medicina do Ceará (CRM-CE) informou que fará uma consulta com todos os médicos do estado a respeito do apoio à descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação, posição oficializada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) em março.
Conforme informa jornal O Povo, no blog do jornalista Eliomar de Lima, o presidente do CRM-CE, afirmou ter votado a favor da manutenção da lei tal como está, e que abriu mão do voto na questão da liberação do aborto até a 12ª semana, porque a categoria não havia debatido o suficiente o tema.
A sede do CRM-CE foi palco de protestos promovidos por manifestantes pró-vida logo que a carta circular do CFM foi publicada. Além disso, o jornal O Povo informa que, no último sábado, a Academia Cearense de Medicina (ACM), a Associação Médica Cearense (AMC) e a Sociedade Médica São Lucas (SMSL) emitiram nota manifestando “a mais profunda indignação pela forma intempestiva e extemporânea com que esse documento [Circular 46/2013 do CFM] foi aprovado por um órgão ao qual compete zelar pelo bom exercício profissional da Medicina , pautado em príncípios basilares da Bioética e da Ética Médica”.
O Movimento em Favor da Vida, de Fortaleza, comemorou o pronunciamento do CRM-CE compartilhando nas redes sociais a imagem acima.
Confira abaixo a reportagem de um telejornal local sobre a consulta que o CRM-CE pretende fazer.
*****
Agora você pode curtir a página do Blog da Vida no Facebook.