Uma bebê em gestação é a pessoa que pode levar o papa Paulo VI a ser canonizado. O Vaticano divulgou que o relato de cura analisada e aprovada pela Congregação para a Causa dos Santos refere-se à pequena Amanda, uma menina que nasceu em 25 de dezembro de 2014, na diocese de Brescia, Itália. Agora, falta apenas a aprovação do próprio papa, que é tida como certa, já que foi Francisco quem o beatificou.
Segundo informações da diocese de Bescia, a mãe de Amanda, quando estava grávida de cinco meses, foi alertada por médicos sobre a grande possibilidade de aborto espontâneo, devido a uma doença que comprometia a vida da criança e da mãe.
Contudo, logo após a beatificação de Paulo VI, a mãe visitou e rezou no Santuário delle Grazie, em Brescia, lugar onde os devotos do papa Paulo VI costumam ir, pedindo pela saúde de sua filha e pelo seu nascimento. Sem explicação médica, a menina nasceu em 25 de dezembro de 2014, com boas condições de saúde.
O processo de beatificação de Paulo VI também já havia ocorrido devido à cura de outra criança no ventre materno. O caso ocorreu em 2001 nos Estados Unidos.
Paulo VI
Entre os católicos conservadores a figura de Paulo VI, que governou de 1963 a 1978, desperta sentimentos mistos. Por um lado, culpam-no pelo abandono prático do latim nas missas e pela decadência das celebrações litúrgicas mundo afora, o que teria começado com reforma ocorrida durante seu pontificado. Por outro, louvam-no por ser o autor da encíclica mais corajosa do século XX, a Humanae Vitae, que tornou-se a principal base moderna para justificar a opção católica pela castidade e pelo planejamento familiar natural, ao invés da camisinha e outros métodos contraceptivos.
É bem sabido, entretanto, que dentro do Vaticano de hoje há homens empolgadíssimos para “reinterpretar” a encíclica, de modo que a Igreja “dialogue” melhor os novos tempos e abandone termos excludentes como “atos intrinsecamente maus”. A canonização de Paulo VI, quem sabe, seja uma boa notícia para inibir esses traidores e expor a desonestidade de suas iniciativas.
***
Curta a página do Blog da Vida no Facebook