Todo mundo sabe que viajar é a melhor escola. Sempre falamos aqui no Ases a Bordo, o quanto acreditamos no aprendizado fora da sala de aula. Aquele onde a criança experimenta e vivencia as matérias.
Mas hoje não vamos falar da aula geografia, história, ciências, línguas e até mesmo matemática que podem ser aprendidas na estrada ao observar novas paisagens, povos, animais, plantas e até ao fazer o câmbio em outra moeda. Até porque é tempo de férias!
Vamos falar sobre outras lições que são aprendidas ao longo das viagens e que podem ajudar o seu filho no futuro.
As lições que formam cidadãos de caráter e seres humanos preparados para esse tal mundão globalizado. Valores e virtudes que são aprendidos ao observar, ao experimentar e ao se arriscar.
Aconteceu e sempre acontece com os nossos filhos. O quanto mais viajam, mais aprendem. Com certeza, acontecerá com os seus também.
1. Compaixão e humildade
Visite lugares mais pobres. As crianças passam a perceber que não são o centro do universo, que o “eu quero” e o consumismo são atitudes que devem ser deixadas de lado. Esse contato desenvolve o desejo de ajudar ao próximo.
2. Falar outros idiomas
Ao viajar as crianças percebem a importância de falar idiomas. A mente delas é como uma esponja e aprendem mais rápido. Se comunicar na língua local, abre muitas portas.
3. Flexibilidade
A viagem nem sempre sairá como o planejado. Aprender rapidamente como lidar com contratempos, ser flexível e se ajustar a uma nova realidade é de extrema importância.
4. Manter a mente aberta
Conhecer outros países e entrar em contato com outras culturas, mostra que você deve sempre ter uma mente aberta a novos costumes.
5. Valor do dinheiro
Além de praticar um pouco de matemática, aprendendo a fazer câmbio, dar dinheiro para que a criança possa administrar e usar para comprar seus presentes durante a viagem.
6. Autoconfiança
Peça para seu filho pedir informações, perguntar algo que ele queira saber. É bom para praticar o idioma e perder a vergonha de se relacionar com outras pessoas.
7. Criatividade
Viajar abre a mente e, como dizia Einstein, “A mente que se abre a uma nova ideia, jamais voltará ao seu tamanho original.” Imagine quantas novas ideias surgirão na cabecinha deles no futuro.
8. Provar coisas novas
Aprender a lidar com o “novo” é algo que acontece desde o momento em que pisamos fora de casa. Conhecer diferentes culturas, línguas, comidas e hábitos reduz o medo do novo e aumenta banco de experiências.
9. Resiliência
Em viagens a gente passa por desafios diferentes do nosso dia-a-dia. Caminhadas longas, frio, calor, horários diferentes. Tudo isso ensina a ter mais paciência e força para encarar outros desafios quando crescerem.
10. Trabalho em equipe
Desde pequenas tarefas, como carregar a sua mochilinha, até ajudar a ler um mapa, as crianças percebem que fazem parte de um time.
Viu só como viajar é extremamente necessário para desenvolver seu filho?
Deixe a preguiça de lado e comece a programar já uma aventura em família, nem que seja somente para um final de semana.
Reserve aqui o seu hotel e garanta melhores preços com antecedência.
Escolha aqui seu carro e pague em reais dividido em até 12x.
Compre seu chip de celular para não depender de redes de wi-fi.
Saiba mais sobre Ases a Bordo – Viagens em Família acessando nosso site, se inscrevendo no nosso canal do YouTube para não perder episódio novos e ainda curtindo nossas mídias sociais!