Robert Zemeckis é um diretor consagrado por grandes filmes que já nos trouxe, como Forrest Gump (1994), Contato (1997), Náufrago (2000), entre outros, mas foi com a trilogia De volta para o futuro (1985, 1989 e 1990) que mostrou a todos que sabia dirigir e muito bem (e olha que não estou falando do DeLorean).
Agora no dia 21/10/15 muitos estão esperando a chegada de Marty McFly e do Dr. Emmet Brown, vindos de 1985. Teremos eventos comemorativos, cinemas passarão novamente os filmes em suas telas… e muitos se questionam por que tanto alvoroço. Bom, estamos falando de uma trilogia que não só marcou uma geração, mas que ainda hoje, talvez como efeito das viagens no tempo da “time machine”, causa grande impacto em novos fãs.
A trilogia De volta para o futuro tem a fantástica capacidade de unir gerações de expectadores, que se empolgam com o ritmo agitado da aventura, com a discussão própria da boa ficção científica, com os personagens cativantes (o ator Christopher Lloyd criou o Dr. Emmet Brown inspirado em Albert Einstein), com a perfeita união de roteiro e direção que nos coloca naquela sensação de perigo (aquele momento em que você acha que não vai dar certo).
Estradas? Para onde vamos não precisamos de estradas.
(Dr. Emmet Brown)
Quem não quis tocar Johnny B. Goode como Marty McFly? Quem não esperava ter agora em 2015 um hoverboard (o skate que flutua) ou o tênis que amarra seus cadarços sozinhos? Quem não entrou em um carro e sonhou em viajar no tempo ao atingir 80 milhas por hora (141km/h)? Bom, eu com certeza sim (e olha que nunca fui muito chegado ao skate).
A minha melhor lembrança dos filmes foi ao assistir De volta para o futuro II no cinema com meu pai, tanto pelo filme quanto pela companhia, e acredito que por essa relação emocional foi muito bom apresentar a trilogia aos meus filhos, quase que uma passagem de bastão para uma nova geração. Desde o início é uma luta pela família (seja a McFly ou a Brown no terceiro filme) e até hoje ainda faz a conexão de várias gerações.
Para os fãs da saga será uma data especial, mas não deixe de apresentar os filmes a seus filhos… como diria Marty, “seus filhos vão adorar”.
Nota:
Sinopse: No primeiro episódio, de 1985, Marty McFly (Michael J. Fox) embarca na genial loucura de Doc Brown (Christopher Lloyd) e acaba retornando até 1955 a bordo do mais estranho automóvel De Lorean já fabricado. Nos incríveis anos 50, Marty encontra seus próprios pais e muda a história da sua vida.
No segundo filme, de 1989, Marty faz mirabolantes passeios entre o futuro e o passado, vai até 2015, e aprende da maneira mais complicada possível como é perigoso tentar mudar o presente.
E o terceiro, de 1990, é uma deliciosa homenagem a todos os filmes de faroeste, com Marty e Doc Brown viajando até 1885 e se metendo nas mais incríveis aventuras, em pleno tempo das diligências.
Ficha Técnica:
Gênero: Ficção Científica
Direção: Robert Zemeckis
Roteiro: Bob Gale, Robert Zemeckis
Elenco: Billy Zane, Casey Siemaszko, Christopher Lloyd, Claudia Wells, Courtney Gains, Crispin Glover, Cristen Kauffman, David Harold Brown, Donald Fullilove, Elsa Raven, Frances Lee McCain, Gary Riley, George “Buck” Flower, George DiCenzo, Granville “Danny” Young, Harry Waters Jr., Ivy Bethune, J.J. Cohen, James Tolkan, Jamie Abbott, Jason Hervey, Jason Marin, Jeff O’Haco, Johnny Green, Karen Petrasek, Katherine Britton, Lea Thompson, Lee Brownfield, Lisa Freeman, Lloyd L. Tolbert, Maia Brewton, Marc McClure, Michael J. Fox, Norman Alden, Paul Hanson, Read Morgan, Richard L. Duran, Robert DeLapp, Robert Krantz, Sachi Parker, Thomas F. Wilson, Tommy Thomas, Wendie Jo Sperber, Will Hare
Produção: Bob Gale, Neil Canton
Trilha Sonora: Alan Silvestri
Duração: 116 min.
Ano: 1985, 1989 e 1990
País: Estados Unidos
Estúdio: Amblin Entertainment / Universal Pictures
Classificação: Livre
Trailer