Quando a economia dos Estados Unidos quebrou em 2008, gerando uma crise mundial, muitos ficaram sem entender como a maior e mais forte economia do mundo poderia sucumbir nos tempos atuais. Foi algo semelhante a um atropelamento de trem sem que se notasse a sua chegada. No entanto, alguns, poucos é verdade, mas alguns conseguiram prever o problema poucos anos antes disso ocorrer. Alguns viram a verdade e não se iludiram com o lucro (imenso) fácil.
O filme é baseado em fatos reais e mostra que alguns que estavam prevendo o estrago ainda conseguiram ganhar dinheiro com a situação, trazendo ótimas atuações de Steve Carell, Ryan Gosling e Christian Bale, este último inclusive recebeu uma indicação ao Oscar na categoria de Melhor Ator Coadjuvante.
O que vemos nesta obra é como a ganância pelo dinheiro fácil criou um buraco exatamente em algo que deveria ser seguro, e ainda, mesmo diante do abismo financeiro, os bancos criavam mentiras para sustentarem a si mesmos e a economia do país. Essas mentiras seguraram o rojão um tempo, mas o estrago era imenso e não havia como fugir dele.
A economia dos Estados Unidos se recuperou a duras penas, e ao que parece não aprendeu com o erro, mas nós vemos claramente como o dinheiro fácil é uma armadilha, uma ilusão que em algum momento cobrará seu preço, seja para um país, uma grande empresa, um banco, ou nós mesmos. A sabedoria nos leva a aprender com os erros, nossos ou dos outros, e este filme pode nos dar uma grande lição sobre isso, basta querer ver a verdade.
Interessante que o filme não tem um protagonista definido, o “personagem principal”, mas nos envolvemos e chegamos a torcer pelos personagens que aparecem.
Um problema do enredo é o uso dos termos técnicos financeiros (o que não dá para escapar, afinal, é o filme e sobre o mundo financeiro), mas a situação e atenuada quando alguns personagens quebram a quarta parede e conversam diretamente com o expectador, inclusive para explicar tais termos técnicos.
Não é um filme para quem não tem paciência de entender o enredo ou de prestar atenção nas explicações, mas vale muito a pena ser assistido.
Nota:
Sinopse: A trama acompanha a trajetória de quatro homens fora do mercado financeiro que perceberam de antemão o que os grandes bancos, a mídia e o governo não conseguiram prever: a crise econômica que abateu os Estados Unidos em 2008. Seus ousados investimentos os levam para o lado sombrio do sistema bancário moderno onde devem questionar tudo e a todos.
Ficha Técnica:
Gênero: Drama
Direção: Adam McKay
Roteiro: Adam McKay, Charles Randolph
Elenco: Al Sapienza, Billy Magnussen, Brad Pitt, Byron Mann, Christian Bale, Finn Wittrock, Hamish Linklater, Jeremy Strong, John Magaro, Karen Gillan, Marisa Tomei, Max Greenfield, Melissa Leo, Rafe Spall, Ryan Gosling, Selena Gomez, Shona Gastian, Steve Carell, Sue-Lynn Ansari, Tracy Letts
Produção: Brad Pitt, Dede Gardner
Trilha Sonora: Nicholas Britell
Duração: 130 min.
Ano: 2015
País: Estados Unidos
Distribuidora: Paramount Pictures
Estúdio: Plan B Entertainment / Regency Enterprises
Classificação: 14 anos
Trailer: