Há alguns dias, a porta do apartamento do papa Francisco na Casa Santa Marta, no Vaticano, ganhou um detalhe especial: o bispo de Roma resolveu pendurar ali um cartaz que, em letras grandes, deixa bem claro: “Proibido se lamentar”. Trata-se de um presente que o papa ganhou do psicólogo Salvo Noè, autor do texto do cartaz.
Logo abaixo da “proibição”, lê-se: “Lei número 1 sobre o cuidado da saúde e do bem-estar”. Em seguida, se diz: “Os transgressores estão sujeitos a uma síndrome de vitimismo com consequente diminuição do tom do humor e da capacidade de resolver os problemas”.
Leia também: Não há lugar para “mas” no anúncio da misericórdia
“A penalidade é duplicada se a violação for cometida na presença de crianças”, continua o texto. “Para se tornar o melhor de si, é necessário se concentrar sobre as próprias possibilidades e não sobre os próprios limites. Então: pare de se lamentar e aja para mudar a sua vida para melhor”.
Francisco encontrou Noè em 14 de junho, no fim de uma audiência geral na Praça de São Pedro. O psicólogo o presenteou com com seu último livro – no qual dedica algumas páginas ao pensamento do papa – e com o cartaz. “Vou colocá-lo na porta do meu escritório, onde recebo as pessoas”, disse imediatamente o papa.
É claro que, no escritório onde se dão as audiências oficiais do papa, no Palácio Apostólico, a placa não casaria muito bem com o entorno. O interior de Santa Marta, porém, tem um estilo mais despojado e contemporâneo, de modo que Francisco decidiu fixar o cartaz na porta dos seus aposentos.
Com informações de Vatican Insider.
***
Leia também: “Não julgueis”: o que significa isso?
***