O aborto continua a ser, disparado, o comportamento mais condenável para a maioria dos brasileiros. A informação consta na pesquisa divulgada pela Gazeta do Povo deste domingo (03/01), sobre os comportamentos mais aceitos ou condenados pela população.
Intitulada “Moral e ética: quais são os valores que norteiam os brasileiros?”, o levantamento foi feito pela Flyfrog, empresa especializada em pesquisa de mercado. A partir de um questionário de 34 frases, os 400 entrevistados provenientes de todas as regiões do país estabeleceram seus próprios rankings de gravidade. Somente seis das atitudes citadas foram consideradas realmente graves e, claro, o item “abortar ou ajudar alguém a abortar” está no topo dos atos que causam maior revolta.
Os dados deixam claro que a repugnância dos brasileiros pelo aborto é tão grande que o ato alcançou 8,31 pontos no ranking, ultrapassando o dobro de pontos obtidos pelo segundo item na lista de atos mais condenáveis – bater em mulher (3,80).
Outro fato interessante que esses números expõem é o quão distante estão da moral dos brasileiros alguns setores supostamente bastante influentes, como a imprensa, a maioria dos políticos e a classe artística. Pensem, quantos são os políticos, jornalistas, “intelectuais” e artistas que denunciam publicamente a óbvia crueldade de uma mãe assassinar o próprio filho?
Cuidado ao tentar entender a mente do brasileiro vendo tevê ou lendo jornal. Você pode acabar ficando só na periferia da realidade ou acreditar que vive num mundo ao avesso.
*****
Para entender os números: 1,0 é o ponto de equilíbrio – quanto maior que 1, mais grave é considerado o comportamento; quanto menor, mais aceitável. Veja a íntegra dos resultados na matéria da Gazeta do Povo.
***
Curta a página do Blog da Vida no Facebook.