A Cidade do Panamá está na 4ª posição. (foto: divulgação).
A Cidade do Panamá está na 4ª posição. (foto: divulgação).| Foto:

Todos os anos, a consultora Mercer elabora uma lista das cidades com melhor qualidade de vida do mundo. O ranking de 2016, que inclui 230 cidades, é elaborado a partir de dez variáveis, como o entorno social, político, econômico e cultural e os serviços de saúde e educação e a disponibilidade de bens de consumo.

Na lista da Mercer constam cidades do mundo todo e a cidade latino-americana mais bem colocada é Montevidéu, na 78ª colocação. Quando o recorte feito é por cidades desse continente sócio-econômico, temos como resultado a lista abaixo:

 

  1. Montevidéu, Uruguai
bigstock-Plaza-Independencia-On-Montevi-56369228

A capital uruguaia ocupa desde 2006 o lugar mais alto do pódio das cidades com maior qualidade de vida da América Latina. A sua população é de 1,3 milhão de habitantes – um pouco menos que Goiânia ou Belém. Suas praias, atrativos históricos, cassinos e casas noturnas atraem quinhentos mil turistas por anos. A cidade ficou em 78º lugar no ranking mundial da Mercer.

 

  1. Buenos Aires, Argentina
bigstock-Buenos-Aires--December-----113204276

Ocupando a 93ª posição do ranking geral, a capital argentina é, depois de São Paulo, a segunda maior área metropolitana da América do Sul. A cidade natal do papa Francisco tem uma população de 2,8 milhões de habitantes, o equivalente a Brasília, e é reconhecida como um dos principais destinos turísticos do continente. Em 2015, a Universidade de Buenos Aires foi eleita pelo QS University Rankings a melhor da América do Sul.

 

  1. Santiago, Chile
2d9919f5-7600-43c2-adde-ee7afd32b383 Foto: Wikimedia

Espremida entre a Cordilheira dos Andes e o Oceano Pacífico, Santiago já foi classificada pela revista Fast Company como a cidade mais inteligente da América Latina – isto é, mais inovadora, limpa e eficiente. Sua população, de 6,1 milhões de habitantes, é um pouco menor que a da cidade do Rio de Janeiro. A capital chilena, que ficou em 94º lugar no ranking geral da Mercer, tem a maior malha metroviária da América do Sul. O Chile é o país menos corrupto do subcontinente.

 

  1. Cidade do Panamá, Panamá
Divulgação. Divulgação.

Uma das mais antigas cidades do continente americano, a Cidade do Panamá foi fundada em 1519 e reconstruída em 1673, depois de ser incendiada por piratas. Ultimamente, desde 1999, quando o Panamá alcançou, com a saída das tropas dos Estados Unidos do país, sua total soberania, a capital panamenha tem recebido muitos imigrantes e se desenvolvido rapidamente, a ponto de ter recebido o apelido de “Dubai latina”. Ficou em 96º lugar no ranking mundial e sua população de 880 mil habitantes, é um pouco maior que a de Natal.

 

  1. San José, Costa Rica
Teatro Nacional, em San Jose (foto: divulgação) Teatro Nacional, em San Jose (foto: divulgação)

Posicionada em 105º lugar no ranking mundial, a capital costarriquenha é o aglomerado urbano com o ar mais limpo da América Central e o principal destino turístico de sua parte continental. A Universidade da Costa Rica, localizada na cidade, é a melhor da América Central.

 

  1. Brasília, Brasil
Foto: Wikimedia Foto: Wikimedia

Logo em seguida, em 106º lugar no ranking geral, está a capital brasileira. Atualmente com 2,8 milhões de habitantes, a cidade foi fundada em 1960 pelo presidente Juscelino Kubitschek. É a maior cidade do mundo entre as construídas no século XX. A história de seu planejamento, porém, é antiga e já José Bonifácio, em 1823, se referia a uma hipotética futura capital do país como “Brasília”. A cidade recebe anualmente cerca de um milhão de visitantes.

 

  1. Monterrey, México
Foto: divulgação Foto: divulgação

Em 108º lugar no ranking geral, Monterrey tem 1,4 milhão de habitantes, o equivalente a Goiânia. Localizada no nordeste mexicano, é uma cidade moderna e desenvolvida, centro industrial do país, mas cercada de atrativos naturais. Sua renda per capita é a maior do México e a segunda maior da América Latina.

 

  1. Assunção, Paraguai
Divulgação Divulgação

Fundada em 1539, a capital paraguaia é uma das cidades mais antigas da América do Sul e tem 1,9 milhão de habitantes, o equivalente a Curitiba. Ocupa a 114ª posição no ranking mundial da Mercer. É a cidade mais barata do mundo para estrangeiros.

 

  1. Rio de Janeiro, Brasil
rio-de-janeiro-1

Na 118ª posição do ranking geral, está a Cidade Maravilhosa. O Rio, que acabou de sediar os Jogos Olímpicos, tem mais de 6 milhões de habitantes e é o principal destino turístico da América Latina e de todo o Hemisfério Sul. A paisagem única da cidade, misto de montanha, mar e urbanização, é Patrimônio Cultural da Humanidade. A Universidade Federal do Rio de Janeiro é a melhor universidade federal do país.

 

  1. São Paulo, Brasil
Foto: Bigstock Foto: Bigstock

A cidade mais populosa do continente americano ocupa a 121ª posição do ranking mundial. Fundada em 1554 por padres jesuítas, a capital paulista é o principal centro financeiro, corporativo e mercantil da América do Sul e uma cidade influente nacional e internacionalmente.  É a cidade que mais recebe eventos internacionais na América e possui o maior sistema metroviário do Brasil e a maior frota de helicópteros do mundo. O Hospital Israelita Albert Einstein, o melhor da América Latina, fica na cidade.

*****

Recomendamos também:

As 10 melhores pequenas cidades do Brasil para se viver

As 10 melhores grandes cidades do Brasil para se criar os filhos

As 20 melhores cidades de São Paulo para se viver

***

Curta nossa página no Facebook e siga-no no Twitter.

Deixe sua opinião