O Baleia Azul, jogo composto por 50 desafios enviados a partir da troca de mensagens entre adolescentes e organizadores, chamados de “curadores”, tem preocupado o país nos últimos dias. Com tarefas que vão desde assistir filmes de terror até automutilar-se, o jogo incita os participantes ao suicídio.
Ana Suy Sesarino Kuss, professora do curso de Psicologia no Centro Universitário Autônomo do Brasil (Unibrasil), explica que o jogo em si é uma conseqüência de algo que já não vai bem na vida daquele adolescente. Não é algo que apareça do dia para a noite. Aos pais, segundo ela, cabe buscar a conversa diária, sem imposição alguma, contando sobre coisas simples como um livro, a escola, um filme e até a vida do vizinho. “É perceber durante a fala se há sentido para ele em viver. Ele não é um objeto e está numa fase de construção de uma lógica própria”, conta.
Se você apresenta algum desses 7 sintomas pode estar com depressão
Essas mudanças de comportamento características da idade devem ser acompanhadas de perto pelos pais para que estes entendam como ter essa abertura para a conversa. Ficar atento a alguns sinais é importante, e neste momento, em que um perigoso jogo como esse tem ganhado proporções policiais, é imprescindível o cuidar. Aqui estão alguns sinais que podem te auxiliar a identificar se seu filho está envolvido no Baleia Azul:
– Automutilação (alguns com desenhos de baleia);
– Mudança de comportamento;
– Isolamento do convívio familiar (muito tempo trancado no quarto, por exemplo);
– Filmes de terror passam a ser mais freqüentes entre as opções dele;
– Sair de casa em horários incomuns, como a madrugada;
– Muito tempo conectado à internet;
– Inclusão de contatos desconhecidos no celular e rede social;
*****
Recomendamos também:
***
Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.