Os jogos da Copa do Mundo podem ser uma ótima oportunidade para reunir a família. Colocar em um mesmo espaço avô, avó, pai, mãe, tios e tias, primos e sobrinhos é indicativo de muita risada, comilança e festa. Para os adultos, basta um sofá confortável, alguns petiscos, apitos, cornetas e o jogo em si. Mas as crianças já precisam de atividades extras para se animarem a ficar ali pelo cômodo, à espera da bagunça feita na hora de um gol. Vai reunir a família para assistir aos jogos? Então aqui vão algumas dicas para aproveitar o momento:
- Bolão dos jogos: aproveite aquele grupo de WhatsApp da família e promova um Bolão da Copa. O prêmio para o ganhador pode ser definido em comum acordo e, se houver algum designer na família, até uma tabelinha personalizada pode ser criada.
- Almoço ou café da manhã/lanche da tarde: bom é reunir a família ao redor da mesa, não é?! Se os jogos forem pela manhã, um café cheio de delícias pode animar a galera a torcer. Se for no horário do almoço ou logo depois, nos fins de semana, quem sabe um churrasco possa ser a opção. Mas se for no fim da tarde, um lanche bem saboroso pode ser oferecido para quem estiver em casa.
- Decoração com as crianças: colocar as crianças para decorar o ambiente em que a família irá assistir aos jogos é uma ótima opção para entretê-las. Chegando antes do horário do jogo, elas podem confeccionar bandeirinhas, recortar papel para jogar para o alto na hora do gol, encher balões e criar outros itens decorativos. Elas vão adorar!
- Conhecer pratos típicos: é bem provável que as famílias se reúnam para assistir aos jogos da Seleção Brasileira e nem tanto das outras equipes. Mas mesmo nos dias em que o Brasil joga, uma ideia é preparar um prato típico do país adversário ou do país sede, para que todos possam conhecer um pouco da cultura daquele lugar.
- Jogo sobre a história das Copas do Mundo: se os avós e tios estiverem juntos, a brincadeira certamente vai render. Que tal montar um jogo de perguntas e respostas sobre as Copas do Mundo anteriores? Certamente alguém vai lembrar de um ou outro jogo, de alguma notícia marcante e situação inusitada. É hora de testar a memória dos mais velhos e ensinar os mais novos.
- Curiosidades sobre os países que estão jogando: na mesma lógica dos pratos típicos, a ideia é que todos possam conhecer um pouco mais sobre os outros países. Peça que as pessoas tragam curiosidades para que no intervalo do jogo todos possam compartilhar.
- Pintura de rosto e confecção de acessórios: as crianças podem e devem ajudar aqui. Distribua potinhos de tinta, spray para cabelo, camisetas em branco ou nas cores da bandeira brasileira, procure acessórios diferentes e até crie novos. Todos podem usar a criatividade para se vestir de um jeito diferente e aproveitar o dia em família.
***
Recomendamos também:
- 10 filmes inspiradores sobre esporte
- Eles têm 16 filhos, praticam homeschooling e os levam a 88 treinos de esporte toda semana
- Capelã de time de basquete, freira de 98 anos rouba a cena e conquista corações nos EUA
***
Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.