A prática de esportes na infância e na adolescência colabora para a formação de amizades e, claro, para a saúde. Mas a contribuição do esporte na formação de uma pessoa vai ainda além disso e pode ser extremamente benéfica para a assimilação de valores e a formação do caráter. Os esportes nos ajudam a lidar com nossos medos, habilidades e limites – e aquilo que os seus filhos aprenderão com eles dificilmente será apagado. Confira 5 valores que a prática de esportes pode ensinar a crianças e adolescentes:
- Perseverança
Quando uma criança que não se sente apta a alcançar determinados resultados persevera em sua busca, tentando e tentando, desenvolve uma qualidade fundamental para o sucesso em qualquer área em seu futuro – ela aprende a superar obstáculos. Talvez ela não alcance no esporte o sucesso almejado, mas mais tarde na vida, quando ela souber qual é a sua vocação, vai dar sempre o melhor de si.
- Respeito à autoridade
O esporte requer a obediência a regras determinadas e o respeito a uma autoridade constituída. Na vida não é muito diferente. Por mais talentosos que sejamos, precisamos nos ater às regras do jogo e às autoridades que garantem o seu cumprimento. Os treinadores esportivos de crianças e adolescentes estão ensinando a eles muito mais do que um jogo.
- Integridade e honestidade
O esporte ensina que nada na vida tem valor se não foi conquistado honestamente. É um campo que deixa clara a contradição entre os objetivos perseguidos e a desonestidade na hora de tentar alcançá-los. Quem quer trapacear acaba nas sarjetas do mundo do esporte e, é claro, se sente sempre insatisfeito consigo mesmo.
- Coragem
O esporte requer coragem. Dói quando o jogador do outro time pisa no seu pé ou quando você precisa receber um saque bem dado. Dói quando o fôlego já está se esvaindo, mas é preciso ir até o fim. Dói, às vezes, até mesmo caminhar em direção a um grupo de pessoas novas e dizer: “Posso jogar?” Quem calejou a capacidade de ter coragem no hábito da prática esportiva tem uma visão diferente da vida e dos obstáculos que tem diante de si.
- Trabalho em equipe
Este é um dos maiores contributos que o esporte pode dar a seus filhos: a capacidade de trabalhar ao lado de outras pessoas em favor de um propósito comum. Se um time quer chegar longe, cada membro precisa conhecer seus limites, ajudar os outros e refrear o desejo de estrelismo. Poucas coisas ensinam isso de maneira tão vívida quanto o esporte.
Com informações de All Pro Dad.
***
Recomendamos também:
- 10 filmes inspiradores sobre esporte
- Eles têm 16 filhos, praticam homeschooling e os levam a 88 treinos de esporte toda semana
- Campanha incentiva garotas a não desistirem do esporte, apesar dos céticos
***
Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.