É tempo de desacelerar e fazer um balanço do ano que passou. Que tal incluir nessa avaliação a sua alimentação? Alimentar-se bem traz uma série de benefícios, incluindo o combate ao estresse. De acordo com a International Stress Managemant Association (ISMA Brasil), 70% dos brasileiros sofrem com isso. Nós separamos uma lista de alimentos que ajudam a acalmar o corpo e a mente e fornecem vitaminas e minerais importantes para a saúde mental.
- Maracujá
Ao contrário do que as pessoas imaginam, não é a fruta que acalma, mas sim suas folhas. Elas possuem alcaloides e flavonoides, substâncias depressoras do sistema nervoso central. Por isso, elas atuam como analgésicos e relaxantes musculares.
- Alface
A lactucina e a lactupicrina, substâncias encontradas principalmente nos talos das folhas, atuam como calmantes naturais.
- Espinafre e brócolis
Previnem a depressão. Contêm potássio e ácido fólico, importantes para o bom funcionamento das células, assim como o magnésio, o fosfato e as vitaminas A e C e o Complexo B, que garantem o bom funcionamento do sistema nervoso.
- Peixes e frutos do mar
Contêm zinco e selênio, que agem diretamente no cérebro. O selênio também pode ser encontrado no atum enlatado e na carne de peru.
- Tofu
O estresse esgota o magnésio em seu corpo, que resulta na simulação da produção de GABA (Ácido gama-aminobutírico) e ajuda a produzir dopamina. O tofu é uma fonte de magnésio, que constitui uma parte essencial de uma dieta saudável. Uma deficiência de magnésio pode causar enxaquecas e fadiga.
- Pepino
O pepino é rico em nutrientes de que o corpo precisa. Possui carboidratos e zero ácidos graxos, que significa energia instantânea sem gordura nenhuma.
- Amêndoas e castanha do Pará
Amêndoas são cheias de vitamina B2, vitamina E, Magnésio e Zinco, e por isso também são alimentos para combater a ansiedade e o estresse. Magnésio e vitamina B ajudam a aumentar a serotonina. O zinco ajuda a combater os efeitos negativos do estresse e a vitamina E age como um antioxidante que destrói radicais livres relacionados ao estresse e a doenças cardíacas. Já a Castanha-do-pará é rica em selênio, um poderoso agente antioxidante.
- Chocolate
Rico em flavonoides, um tipo de antioxidante que favorece a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e que melhora o humor, comer chocolate pode reduzir a sensação de ansiedade. Prefira o amargo, bem menos calórico e mais rico em flavonoides.
- Frutas cítricas
A vitamina C, presente nas frutas cítricas, reduz a secreção de cortisol, hormônio liberado pela glândula adrenal em resposta ao estresse e à ansiedade. Elas promovem o bom funcionamento do sistema nervoso e aumentam a sensação de bem-estar.
- Água
Beber bastante água combate a desidratação, que é um dos principais responsáveis pela fadiga e pelo metabolismo lento, o que promove uma queda na disposição. O líquido ainda ajuda o organismo a liberar as toxinas mais rapidamente, o que é bom, pois elas o sobrecarregam.